Falar de filhos e mercado de trabalho são perspectivas de futuros e muitas vezes não é um dos temas mais fáceis.
Eu tenho certeza que deve ser um tema recorrente na mente de muitos profissionais, pais, mães e responsáveis por essa geração dos pequenos que assumirão posições em breve na sociedade. E sobre esse tema, imagino que há muita gente pensando após um período de férias no trabalho, por exemplo, se volta a trabalhar ou se fica em casa cuidando das crianças, ou ainda, esteja se questionando mesmo estando trabalhando.
É sobre filhos e mercado de trabalho que discutirei neste artigo. Se você chegou até aqui, possivelmente esteja sendo assombrado por esse tema. Mas calma, eu Daniela Leluddak estou aqui para lhe ajudar a refletir sobre isso trazendo algumas orientações que tenho neste mundo dinâmico do Mercado de trabalho. Me acompanhe!
Os desafios dos pais em relação aos Filhos e Mercado de Trabalho
Muitas pessoas em algum momento do ano se questionam o tempo que tem com os filhos e também a qualidade do tempo com os pequenos. E sobre isto, só posso dizer que as respostas estão com você mesmo. Quando falamos de filhos e mercado de trabalho, falamos daquilo que queremos para as nossas vidas e para a vida daqueles que mais amamos.
Um certo dia eu conversei sobre filhos e mercado de trabalho com 3 pessoas: um cabeleireiro, um CEO de uma grande empresa e um amigo e , pasmem! Todos falaram a mesma frase: “estamos sem parâmetros de como educar nossos filhos”. Essa frase quer dizer muita coisa, mas o que eu analiso nesta frase é: precisamos ter autoconhecimento para buscar o que queremos.
Isso significa que devemos aproveitar o presente e planejar para o futuro. Significa também compreender o papel do trabalho em nossas vidas e na vida de nossos filhos. Além disso, enfatiza a importância de estar próximo para conhecer nossos filhos.
Contudo, tem pais e mães que não conhecem os filhos que moram na mesma casa. Você até pode achar que isso é impossível, mas eu te digo, é possível sim. Há muitos pais que estão focados na carreira, tão ligados no empreendimento que nem sabem o que os filhos gostam, não lembram da data de aniversário, não tem ideia quem são os amigos do filho e isso vai acarretar em problemas na própria carreira e na vida profissional do filho também.
Por exemplo, provavelmente você sabe das suas habilidades, agora, te pergunto: você sabe quais são as habilidades do seu filho? Saber quais são as suas habilidades e dos seus filhos é um bom caminho, pois é com elas que avançamos.
Agora se você não sabe quais habilidades do seu filho, eu te animo a conversar e descobrir quais são, pois só assim poderá ajudá-los a colocar em prática o que eles fazem bem e com facilidade. É sabendo quais são as habilidades dos seus filhos que você poderá orientar na escolha da profissão.
O mundo atual trouxe muitas facilidades, mas isso não quer dizer que não precisamos fazer coisas simples como ter tempo para analisar, planejar e agir. Para que nós, profissionais adultos, estejamos prontos para atender as demandas do mercado de trabalho e também estejamos prontos para ajudar a geração que vem aí com diversos desafios é preciso de orientação.
O livro lançado “Crianças Dinamarquesas” dos autores Iben Dissing Sandahl, Jessica Joelle Alexander, André Fontenelle explora o segredo por trás da felicidade das crianças na Dinamarca. E essa felicidade vem da forma como os dinamarqueses são criados exigindo prática, paciência, força de vontade e autoconsciência. E sobre esse assunto, uma dica bem prática é: dê a chance das crianças falarem e serem ouvidas.
Leia também: Autocontrole no ambiente de trabalho
O mundo mudou e não resta dúvidas e preparar as crianças para adaptação e autorrealização com certeza resulta em profissionais melhores para o mercado e para a vida. Talvez, você esteja ansioso pensando em como vai fazer para segurar a sua carreira em pé, como vai fazer para dar conta de tudo. Eu te digo, calma!
Respire fundo e anote no papel quais são suas prioridades. Faça um plano. E se pergunte, como o trabalho e as pessoas vão participar desse seu plano. Gente, o mercado de trabalho está carente de gente que entende de gente. E, se na sua casa você é a pessoa que busca entender e desenvolver a si e os outros, tenha certeza, que você tem boas chances de ser um profissional requisitado para ter sucesso na vida pessoal e profissional. Escuta a Dani!
E você? Tem dúvidas sobre esse tema? Quer saber mais sobre carreira e mercado de trabalho? Fale comigo pelo site www.danielaleluddak.com.br ou clicando aqui. Vai ser muito bom falar com você! Mande a sua pergunta, conte a sua história e me acompanhe também na Rádio CBN Curitiba, onde apresento e falo sobre diversos assuntos na minha coluna sobre Carreira e Mercado de trabalho. Espero que tenha feito refletir um pouco e ajudado, até a próxima!