PALESTRAS

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O que vem a ser liderar equipes no mundo atual? Quais as inovações que devo me antecipar? Essas podem não estar em prateleiras. Nessa palestra, o convite fica para entender o que é o Mundo VUCA, que se encontra em um mundo cheio de duvidas e pouquíssimas certezas ao liderar equipes
Estamos vivendo algo nunca visto na história do mercado de trabalho: várias gerações, trabalhando juntas, e em algumas empresas temos até 5 gerações, atuando ao mesmo tempo, dividindo atividades, atribuições e, também, opiniões. São perfis comportamentais muito distintos. É preciso ter além de empatia, serenidade, foco, muito “jogo de cintura” para inspirar, liderar, treinar e capacitar essas pessoas para que possam fazer parte de um mesmo time e, com alta performance aliado ao mínimo de conflito.
Mais da metade das empresas familiares no Brasil não tem um plano claro de sucessão estabelecido. Falar de sucessão envolve olhar e reverenciar o passado com os olhos para o futuro. Em época pandêmica trata-se de um tema de extrema relevância para ser abordado tanto nas famílias quanto nas empresas que pensam em permanecer no mercado. Diversos são os setores que tem trazido à tona esse tema e um deles é o Agronegócio, que é um dos setores que mais cresce na economia brasileira e é gerido por muitas empresas familiares. As próprias famílias e cooperativas tem procurado preparar profissionais do núcleo familiar, bem como candidatos do mercado para assumir determinados cargos. Estar capacitado para ser o sucessor de alguém não acontece de uma hora para outra. É um processo e exige autoconhecimento, foco e disciplina.
Estamos em um mundo e mercado onde atrair pessoas para compor equipes tem estimulado as empresas a trabalharem sua identidade, proposito e deixando e deixando ainda mais clara a cultura que possuem. Isso tem ajudado inclusive a reter bons profissionais com vias a desenvolvê-los para os desafios presentes nos sistemas em questão. Atrair, reter e desenvolver pessoas é a base para se concentrar talentos e um futuro promissor das empresas que pensam em ficar no mercado.
Está ai um tema rico e que envolve muitas expectativas tanto de quem é promovido quanto de quem promove. As promoções existem, alguém pensou nelas e existem de ambos os lados expectativas a serem alinhadas. Como os profissionais que assumem a gestão pela primeira vez devem se antecipar para um exercício consciente e produtivo? Como eu, responsável pela promoção de novas lideranças, devo lidar com isso, envolvendo supervisão e o apoio para que isso não termine em nada?
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