O ano começa e temos 2 caminhos claros: continuar levando a vida como ela vem se apresentando ou iniciar uma mudança, caso se faça necessária.
De fato, não precisamos esperar o começo de um ano para isso. No entanto, o momento é propício, pois estamos no começo do período entre o final de um ano e o próximo natal. Estamos no esperado 2020!
Pode parecer uma correlação estranha, mas é bem isso. Apesar de a maioria de nós pensarmos sobre planejamento e metas no final de dezembro, não precisamos esperar para replanejar ou contemplar a vida, a carreira, os sonhos e desejos de uma existência diferente apenas quando se encerra um ano. O período é agora, é hoje!
E se eu pudesse desejar algo para você neste ano, é que se apaixone por você mesmo!
Olhe para a vida com afeição, fale bem de você para você mesmo, se debruce nas suas possibilidades e, principalmente, no que hoje pode parecer apenas uma possibilidade remota.
Conheço e trabalho com muitas pessoas e perfis: profissionais autônomos, brilhantes, anônimos e renomados, jovens potenciais abrindo empresas aos 17 anos, estudantes esperançosos e dedicados, e pessoas comuns como eu e você.
Enche-me de graça cada um deles ao expor suas dúvidas, questões e impaces, permitindo-se ser grande aos próprios olhos, sendo capaz de traçar planos e projetos porque sabem que podem. Afinal, muitos de nós só conhecemos o não porque nos foi imposto.
Quando nos apaixonamos, os poetas que muito bem retratam este estado nos convidam a pensar muitas vezes no amor ao outro, que pode ou não ser correspondido. No entanto, como amar o outro se por vezes não amamos a nós mesmos?
Sendo assim, que 2020 você possa programar sua vida com uma dose de paixão por você mesmo e que isso faça toda a diferença na sua vida, afinal a vida é sua e olhar para ela com compaixão pode ser o grande passo para continuar a caminhada ou mudá-la de vez.
Além de se apaixonar conscientemente por você mesmo, seguem outras dicas que podem lhe servir:
– Respire conscientemente mais vezes durante o dia, isso lhe favorecerá a pensar com o cérebro frontal e não com o reptiliano. O que significa isso? Deixa você mais presente, impedindo que a ansiedade tome o controle.
– Tome mais água. Suas células agradecem, pois não se limpa o corpo apenas com bons pensamentos e desejos. Água pura tira toxinas e te deixa mais em sintonia com você mesmo.
– Contemple e conecte-se com a natureza. Investir alguns minutos nisso pode lhe ajudar a conectar-se com você e com o planeta. E lembre-se: a gente não se conecta apenas nas redes sociais, existem outras conexões que, ainda, não caíram de moda.
– Dedique-se a você refletindo sobre seu dia, as possibilidades, ganhos e perdas. E lembre-se, tendo 10 ou mais de 90 anos, a vida está aí para ser vivida e seria um desperdício não considerar isso.
– Ore mais! Nos últimos 10 anos, tenho me atentado a observar mais as pessoas que oram. A energia é outra. Conheci o Butão (Ásia) certa vez e as pessoas de qualquer idade oram sem parar, não pelo sofrimento, mas porque traz paz.
– Sorria! Faça esse exercício agora! Mas para quê? Pelo simples fato de possibilitar que sua alma agradeça, isso já vale a pena, vai por mim. Perceba as pessoas que vivem sorrindo e aquelas que acabrunhadas levam a vida. Não precisa ser cientista do comportamento para ver a diferença. Alguns dizem rir para não chorar, mas rir por estar vivo já vale a pena!
– Cultive as amizades. Isso pode lhe deixar mais humano ao ter que exercitar a compaixão, a empatia e a assertividade de colocar limite, inclusive, nelas.
Se você chegou até aqui, percebeu que eu não trouxe sugestões tão inovadoras e acredito que concorde comigo! O que tem de novo neste artigo é que ações simples, diárias e diligentes fazem da nossa vida um local bem mais interessante de estar!
Esse texto está embasado na observação, na prática e no acompanhamento de pessoas a muito tempo. E funciona!
Além disso, na base do que coloquei, estão competências exigidas pelas empresas, então caso você queira dar uma repaginada na sua carreira, considere essas dicas. Cada vez mais penso que nos ambientes corporativos, precisamos, ainda mais, de humanos em seus quadros funcionais. Não pense que a tecnologia andará sozinha na atualidade. As pessoas centradas serão cada vez mais disputadíssimas nesses ambientes.
Ah, sim! Antes de terminar, neste mês vou contar várias histórias de pessoas que poderão te influenciar neste seu momento de vida, fique ligado!
Uma boa vida para você e até a próxima.
Bem-vindo a 2020!
por Daniela Leluddak