Consultora explica sobre a importância de se planejar para alcançar objetivos e sonhos
Com a chegada do final do ano, muitas pessoas pensam em descansar, já outras aproveitam a folga para pensar em tudo aquilo que querem fazer nos próximos 12 meses, porém, quando o assunto é dinheiro, a maioria das pessoas não gosta de planejar.
Segundo uma pesquisa do SPC, serviço de proteção ao crédito, 58% dos brasileiros não fazem planejamento financeiro, ou seja, 6 em cada 10 pessoas não dedicam nenhum tempo para fazer planos com o próprio dinheiro.
Daniela Leluddak, psicóloga e consultora de carreiras profissionais explica que é importante fazer planos com o dinheiro e planejar objetivos, desejos pessoais e profissionais. “É preciso ter uma visão sobre a vida e a forma que o dinheiro participa do seu planejamento. As pessoas não investem o tempo necessário para programar a vida.”
Fazer um planejamento não só financeiro, mas também planejar a vida profissional vai resultar em conquistas importantes na vida pessoal. Ainda há pessoas que resistem a planejar porque acham que pensar no amanhã pode ser uma atividade chata e demorada.
Daniela Leluddak esclarece que programar o futuro pode ser uma tarefa prática, descontraída e animadora. “É importante pensar em tudo que deu errado nesse ano e fazer diferente no novo tempo que se inicia. Pode ser bem divertido pensar em tudo que vai fazer de forma diferente daquilo que deu errado. Lembrar que ser feliz na vida pessoal e realizado profissionalmente é possível e motivador, uma vez que você seja um apaixonado pela própria vida, independente das circunstâncias.”
Uma outra atitude que pode trazer mais resultados é compartilhar o planejamento com alguma pessoa de confiança, pois, ter alguém para acompanhar o cumprimento objetivos e dividir as conquistas pode ser ainda mais recompensador.
Daniela Leluddak é psicóloga clínica e corporativa, consultora em carreiras profissionais e palestrante.
Sara Marielle | OPEN ASSESSORIA
sara@assessoriaopen.com.br
(41) 9 9602-3420